20 de novembro de 2012

Nossa turma: relato


Nossa Turma
Nesse curso praticamos atividades de integração, familiarização com os recursos computacionais e ferramentas digitais de leitura e escrita em ambiente digital, leitura e produção de blog e o preenchimento de gêneros burocráticos como formulários, perfis e cadastros.  Houve também a exploração de conceitos fundamentais como gêneros do discurso, esferas de atividade e atividades de reconhecimento de características de textos. O curso terminou com uma análise de práticas pedagógicas correntes na escola e uma reflexão sobre o quanto elas contribuem para o desenvolvimento das capacidades leitoras e escritoras tanto nossa quanto de nossos alunos.
Revisitamos temas e aprofundamos nossos conhecimentos. Se comparado à releitura de um livro, podemos dizer que não éramos mais o mesmo homem, as mesmas mulheres nem o mesmo rio, pois sempre há algo a aprender. Aprendemos coisas que não sabíamos, coisas que acreditávamos saber e pudemos realmente aprender; revermos de diferentes formas a abordagem de gêneros do discurso e esferas de atividades que certamente serão observadas na preparação de nossas aulas. Aprendemos a trabalhar em equipe!
O curso foi mais uma rica oportunidade para nos conectarmos com outros professores através dos fóruns, inclusive, de outras disciplinas, e trocarmos experiências.  Percebemos a importância de propiciar a professores de outras áreas, não só aos de língua portuguesa, a oportunidade de repensar a importância da leitura para o desenvolvimento da capacidade leitora de seus alunos como um todo, e não só para alcançar objetivos de determinada situação de aprendizado.
A experiência de voltarmos a ser "aluno" tendo de cumprir tarefas e prazos foi importante para nós professores, pois nos faz lembrar que há um ciclo infinito entre o aprender e o ensinar.
Dentre tantas oportunidades de aprendizado que tivemos, não podemos deixar de destacar o trabalho atento de tutoria da Alessandra que, ao nos desviarmos dos objetivos propostos, nos colocava novamente nos trilhos para que lográssemos êxito.
Com muita alegria, finalizamos mais uma etapa. E muitas outras virão, com certeza!
Muito Obrigado!
Grupo 2

2 comentários: