19 de novembro de 2012

Relato sobre o curso

Estou encerrando este ano com chave de ouro, pois apesar das muitas aulas que dois cargos acarretam, foi um ano de grande aprendizado. Aqui creio que caiba citar a frase de Cora Coralina: - Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina - pois estou muito feliz por ter sido um ano em que aprendi muito, principalmente com os aluninhos das sextas séries que eu relutava em assumir.

Outra fonte em que bebi e que me acrescentou muito foi o curso Leitura e Escrita em Contexto Digital, onde praticamos atividades de integração, familiarização com os recursos computacionais e ferramentas digitais de leitura e escrita em ambiente digital, leitura e produção de blog e o preenchimento de gêneros burocráticos como formulários, perfis e cadastros.  Houve também a exploração de conceitos fundamentais como gêneros do discurso, esferas de atividade e atividades de reconhecimento de características de textos. O curso terminou com uma análise de práticas pedagógicas correntes na escola e uma reflexão sobre o quanto elas contribuem para o desenvolvimento das capacidades leitoras e escritoras tanto nossa quanto de nossos alunos.

No curso, revisitei temas  e aprofundei meus conhecimentos. Se comparado à releitura de um livro, posso dizer que não era a mesma mulher nem o mesmo rio, pois sempre há algo a aprender. Aprendi coisas que não sabia, como, por exemplo, como fazer um blog em grupo. Apesar de ser uma blogueira, utilizava esse recurso apenas como via de mão única, mas a partir do ano que vem duplicaremos esse caminho;  coisas que acreditava saber e pude realmente aprende, pois não havia observado características simples como nos formulários eletrônicos onde o “quadradinho” admite mais de uma opção e o ”círculo” apenas uma; rever de diferentes formas a abordagem de gêneros do discurso e esferas de atividades que certamente utilizarei em minhas  aulas e, principalmente, aprendi com a tutoria atenta da Alessandra e com a troca de experiências no fórum com os meus colegas, a quem agradeço de coração e espero reencontrar em outros cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário